quarta-feira, 1 de junho de 2011

COMEMORA-SE A SAÚDE EM JUIZ DE FORA????

A cidade de Juiz de Fora, comemorou ontem seus 161 anos existência.
Nasci aqui, morei fora algum tempo e retornei para cá.Adoro essa cidade, mesmo, de todo o meu coração, entretanto, nunca percebi um descaso tão grande, notadamente, com a saúde de seus munícipes.
Vejamos então as mentiras que andam jogando sobre nós, cidadãos residentes aqui.
No dia 28 de Maio, matéria do Jornal Tribuna de Minas, nos mostra que há um déficit de mil leitos para atender aos pacientes, "bem abaixo do preconizado pelo Ministério da Saúde", diz a manchete.
Para as UTIs, então, a coisa está complicadérrima,até mesmo pela complexidade dessas unidades.Isso tudo está lá, no jornal para todo mundo ler, no jornal do dia 28 de Maio de 2011.
Mas, o interessante, é que no dia 29 de maio, no dia seguinte, portanto, saiu uma matéria (paga pela Prefeitura, com o dinheiro arrecadado dos cidadãos) na revista Pauta Econômica, encartada no mesmo jornal, dizendo que a cidade comemora seus 161 anos renovada e em letras com corpo bem grande,"JUIZ DE FORA COM SAÚDE.
Eu pergunto:saúde de quem "cara pálida"? Só se for a saúde dos secretários que, provavelmente, devem ter planos e dinheiro para procurarem um médico, ou hospital particular.Por que para nós, pobres mortais a "marénumtaprapeixe".
As manchetes na revista, são mais divertidas que alguns programas de humor, porque para quem conhece o real estado dessas coisas, parece piada.
Uma delas diz: Saúde em Juiz de Fora, motivo para se orgulhar", não é engraçado isso, gente???Foco na gestão contribui para a saúde de qualidade", bonito isso não é?Lindo, mas não é a realidade.E eles tem a coragem de afirmar que as filas no Pronto Socorro diminuiram,então tá.
Como já divulgado lá no Recanto das Letras, minha passagem pelo Pronto Socorro daqui foi traumática e cruel.Meu desabafo lá publicado, ganhou força e adesão de outros blogs e parceiros virtuais.Deixo o link para os que não conseguiram ler, ou ver. 
http://www.recantodasletras.com.br/artigos/2794357
Quando precisamos de assistência médica e hospitalar, estamos mesmo à deriva.A secretária de saúde tem a "cara de pau" de falar que não há desassistência, porque quem precisa de UTI, ou internação está sendo bem atendido nas UPAs.Isso quando há uma UPA no bairro, não é minha senhora?????E onde não há?A maioria dos bairros da cidade não possui isso.
Além do mais sofremos, recentemente, uma greve dos médicos, o que complicou ainda mais o estado deplorável do atendimento em TODOS os setores.
Um pequeno exemplo do que anda acontecendo.Assim que saí do HPS,dia 15 de fevereiro, quando sofri um AVC, trouxe além da receita, um pedido de marcação de consultas com cardiologista e neurologista.Isso foi feito e a cardiologista me pediu uma série de exames, também terminei de fazê-los em Março, mas, aí começa de novo o problema.O RETORNO, parece até nome de filme:"Consulta o retorno" , não é mesmo?
Exames na mão, partimos para tentar o retorno.No PAM Marechal, me disseram:"assim que estiver com os exames em mãos, volte aqui, nesse mesmo andar da consulta e marque  o retorno".Quando lá chegamos, escutamos da mesma pessoa: tente marcar na Unidade de Saúde de seu bairro,porque aqui não estamos conseguindo. Levei os pedidos para a unidade básica e ... até hoje esse retorno não foi marcado.Estamos em 01 de junho, sem o retorno marcado.Então, senhora secretária de saúde:há desassistência, sim!
Passamos pela greve e,certamente,o caos deve estar instalado.Tudo que havia sido marcado, deve ter sido remarcado e nós aguardamos pacientes que somos, no sentido literal da palavra.
Ai estão as duas manchetes a de baixo é a real, a outra .... um sonho, quem sabe? 
Então, a saúde dessa cidade ainda está debilitada e se ela precisar de um leito hospitalar, coitada, está fadada a mofar por aí, até conseguir um, ainda mais que ela está mais do que centenária.