quarta-feira, 25 de maio de 2011

E AGORA???

Estamos acompanhando o aparato montado pela mídia para levarem

Pimenta Neves ao presídio.
Hoje pela manhã, pude ver uma entrevista do pai da moça assassinada por ele.Era o retrato da dor e da tristeza, creio eu que já descrente da justiça em nosso país.
A advogada do jornalista estava indignada, porque , segundo ela, seu cliente estava em uma sela suja e sem conforto.Ora,ora pílulas, ela queria o que? Uma cama confortável, lençóis de cetim, café servido em bandeja de prata?
Em pior situação ficou a vítima dele, que foi morta com tiros pelas costas, sem a menor chance de defesa, deixando uma família inconsolável.
Mas, o final dessa história podemos prever: os defensores vão alegar que ele é idoso, hipertenso, ou diabético, ou qualquer outra doença e vão tentar mantê-lo em prisão domiciliar.Mas, mesmo assim ele deve ficar no máximo 2 anos na cadeia e ganhar liberdade condicional ou algo similar.
Na verdade, quem sai perdendo é só a vítima, perdeu a vida e a família dela, que chora eternamente essa perda.
Mas, pelo menos, Sandra, podemos dizer que vimos aquele camarada ser conduzido para o presídio, embora tenha se passado uma década de sua morte.

PÍLULAS DE INDIGNAÇÃO

Vera Lúcia Ciuffo

A única palavra que me vem nessa hora é essa mesmo:indignação.
Eu me indigno, primeiro, quando ligo a televisão e vejo em rede nacional que a minha cidade está à mercê de uma horda de jovens que freqüentam os famigerados bailes funk e fazem desses acontecimentos um encontro para travarem as suas batalhas particulares de bairro X bairro, cujo limite tem sido a morte de alguns deles. Marcam encontros para promoverem toda a sorte de vandalismos possíveis e imagináveis, "inspirados" como eles mesmo dizem nos marginais dos morros do Rio de Janeiro, e colocam suas fotos em sites de relacionamento, promovendo a sua admiração pelas facções criminosas das quais são fãs.Traficam, andam armados, consomem drogas e tudo isso junto em bailes que tumultuam a vida dos cidadãos honestos dessa cidade.
Mas, uma luz no fim do túnel surgiu, o promotor de justiça Júlio César quer a proibição desses bailes, porque, como qualquer cidadão de bem, sabe que são nocivos à coletividade.Entretanto, a "ilustre" secretária de Atividades Urbanas, diz "que é bom lembrar que é uma manifestação cultural" e por isso é contra a proibição.Ora, senhora secretária, manifestação cultural??? Sair matando, apedrejando, formando praças de guerra no meio da cidade, é manifestação cultural, onde? Colocar em risco os cidadãos de bem nessa cidade, pode ser chamada de manifestação cultural?? Faça-me o favor!!!!É muita tolice chamar a isso de manifestação cultural.Meu sentido de cultura anda defasado, creio eu.Enfim ...é essa a "nova " Juiz de Fora que temos visto.Eu prefiro a antiga, onde as pessoas eram respeitadas e os cidadãos dignificados.
Em segundo lugar, eu me indigno, quando vejo a onda de violência que toma a cidade alta nesses dias.Quatro assaltos na mesma rua e em uma das lojas foram dois assaltos em menos de três dias. A vizinha ao lado de uma dessas lojas, viu os bandidos chegarem, ligou mais de uma hora para o 190 da Policia Militar e...NINGUÉM ATENDEU!!!Os bandidos fugiram a pé, levando o produto do roubo na loja de informática, tranqüilamente, pela rua principal do bairro São Pedro. Aí eu me pergunto, de que serve o posto policial lá existente, se na hora em que é preciso a ação deles, não aparece um guardinha sequer?
Em terceiro lugar, eu me indigno, quando vejo os médicos em greve há tantos dias na minha cidade,e a situação na saúde a cada dia pior.As unidades de saúde desaparelhadas, sujas , mal cuidadas e agora, sem profissionais de várias especialidades.Sem contar o horror no Hospital de Pronto Socorro, já descrito em outro artigo anterior a esse.
Em quarto lugar eu me indigno, quando vejo os professores municipais em indicativo de greve, uma vez que seus salários estão, para variar, defasados e seu poder de compra cada dia menor.
E ainda em nossa cidade, eu me indigno ao ver as peças publicitárias em todos os veículos da mídia local falando as maravilhas que andam sendo feitas na "Nova" Juiz de Fora.Onde será que foi parar o projeto do novo balcão para os profissionais que andam a cidade inteira recolhendo o material reciclável??? Onde estaria a tal verba prometida pelo então governador,(hoje senador que tem o salutar hábito de dirigir com os documentos vencidos e irregulares,meio altinho pelas ruas do Rio de Janeiro) para nos livrarmos dos engarrafamentos provocados pela via férrea.foram prometidos àquela época viadutos e passarelas, que até hoje não saíram do papel?Mas, a verba para as peças de publicidade estão soltas por ai.
Aí eu me pergunto: se não há dinheiro para pagar decentemente aos profissionais de saúde e aos professores; se não há dinheiro para manterem a cidade limpa e ordenada, se não há dinheiro para construirem o galpão das pessoas que recolhem material para reciclagem, se não há verba para melhorarem as escolas e os postos de saúde, de onde tiram essa verba para publicidade????
Para nos passarem um diploma de imbecis com essa "Nova" Juiz de Fora, maquiada nos comerciais!?
Outra pílula de indignação é engolida quando vejo que tudo que eu aprendi na escola, numa época em que sentíamos orgulho de estarmos sentados em salas de escolas públicas, anda caindo por terra.O esforço para que nós falássemos o idioma de forma culta e inteligivel , as horas e horas mergulhada em livros, para o Ministério de Educação e Cultura soltar a pérola de que devemos respeitar os que falam errado pois se não o fizermos os alunos vão sofrer "preconceito linguístico". Mas, então tá bom. "Os pessoal fala errado, mas não pode ser corrigidos"
"Os aluno nem precisa mais aprender a ler e escrever" Todo mundo agora tem o aval do MEC. Em nome desse famoso "preconceito linguístico".vamos levando o barco como der, estaremos criando uma geração de afásicos.Não podemos mais reprovar alunos, não podemos mais punir as nossas crianças e adolescentes, então tá. Deixemos que eles se unam em gangues e saiam barbarizando na escola e nas ruas, pois é isso que anda acontecendo com essa geração sem limites.Estamos vendo o aumento da criminalidade entre os jovens, afinal eles são "dimenor" e sabem que não vão ser punidos, ficam tranqüilos
Finalmente, mais pílula de indignação estamos engolindo ao ver uma mulher presa por ter comido, no supermercado, chocolates e balas, apanhada pelo segurança foi presa , num desses presídios super lotados, existentes no Brasil, entretanto o médico Roger Abdelmassih, estuprador e safado, fugiu e deve estar gozando sua fortuna em algum país qualquer, em lua de mel com sua nova esposa. A moça está presa, mas o assassino da Mércia Nakashima até hoje não foi apanhado, está foragido. O Pimenta Neves, assassinou Sandra Gomide e ainda está livre!!!Um pai que espancou os filhos brutalmente, pagou uma fiança qualquer e está solto.Outros de igual periculosidade estão pagando "penas alternativas" .Que justiça é essa nesse país, onde há dois pesos e duas medidas?Não é para todos serem iguais perante a lei?
Coitada da Constituição Brasileira, tão aviltada e tão maltratada!!!!
Pois é ...são os descaminhos que nos levam a uma indignação terrível e a toda hora uma pílula dessas nos é servida.
Que coisa!!!
PS.Finalmente, ontem, dia 24 de Maio,depois de 11 anos,o STJ negou o pedido de liberdade impetrado por Pimenta Neves e ele foi preso.Vamos ver até quando, daqui há pouco os advogados vão alegar que ele está idoso, hipertenso, diabético, ou seja lá o que for e o "boneco" vai cumprir prisão domiciliar, como o juiz Nicolau dos Santos Neto.Vamos aguardar!!!